Entenda como funciona o AMD Mantle
A ideia do Mantle é reduz uso da CPU para oferecer aos desenvolvedores uma maneira de conversar diretamente com a GPU. Com menos trabalho a ser feito pela CPU, os programadores podem extrair muito mais desempenho do hardware, obtendo mais desempenho de sistemas de jogos em que a CPU poderia representar um gargalo.
Mantle ainda está em seus estágios iniciais e Battlefield 4, Star Swarm e Sniper Elite III, são os únicos aplicativos atualmente disponíveis que aproveitar a tecnologia. Com o tempo devemos ver mais jogos que usam Mantle e nós suspeitamos que a AMD será capaz de otimizar ainda mais o seu software para melhorar o desempenho. O tempo dirá se Mantle tem um impacto significativo sobre jogos de PC, mas com base nesses testes limitados, é claro que a baixa sobrecarga associada a API pode resultar em alguns ganhos de desempenho monstro nas situações certas.
O que também é claro é que a Microsoft não tem feito o suficiente para otimizar o desempenho dos gráficos no PC. DirectX evoluiu muito ao longo dos anos e permitiu que os desenvolvedores criem jogos fantásticas futuros. Mas há muito desempenho sendo sacrificado, provavelmente sem uma boa razão. Esperemos que, no mínimo, Mantle convence Microsoft a fazer alguns ajustes para DirectX para empurrar a plataforma PC ainda mais à frente de tudo o resto.
Placas com suporte ao Mantle:
APUs da geração Kaveri
Radeon HD 7730
Radeon HD 7750
Radeon HD 7770
Radeon HD 7790
Radeon HD 7850
Radeon HD 7870
Radeon HD 7950
Radeon HD 7970
Radeon HD 7970 GHz Edition
Radeon HD 7990
Radeon R7 240
Radeon R7 250
Radeon R7 260
Radeon R7 260X
Radeon R9 270
Radeon R9 270X
Radeon R9 280X
Radeon R9 290
Radeon R9 290X